"Tentando compreender o mundo através do meu mundo ... Acredite, é desafiador! E não é diferente dos demais." (Eberson Oliveira)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

SOLTEIRAS POR OPÇÃO


Bom dia meus amores!
Estava checando os meus e-mails e vi essa reportagem. Achei bem legal e acho que nesse momento  essa ideia de dar um tempo nos relacionamentos é uma ideia muito boa!
É que por algum tempo eu acabei tendo a experiencia que a Vivien disse que teve (essa de "emendar" um namoro no outro). Então, acho que será bem produtivo tirar um tempo para pensar.
Acho que todos nós precisamos disso! Homens e Mulheres!


Afinal, já diz o velho ditado: "Antes só do que mal acompanhada!"
Bom dia!! Boa leitura!
// Jessy CDY

SOLTEIRAS POR OPÇÃO

Ainda é grande a pressão social sobre as mulheres quando o assunto é encontrar a sua alma gêmea, casar, ter filhos, constituir uma família etc. Porém, muitas não acham que ficar solteira seja o fim do mundo!

Vivien acredita que “dar um tempo” entre um namoro e outro é necessário para pensar melhor sobre tudo o que aconteceu.“Terminei o último relacionamento sério há pouco mais de um ano. E a decisão de dar um tempo nos compromissos amorosos e rótulos sociais aconteceu, a princípio, de forma natural. Na verdade, eu já tive a experiência de ‘emendar’ um namoro no outro. Mas percebi que isso foi ruim, porque não consegui parar para pensar sobre o que passou”,
conta Vivien Zumckeller, de 27 anos.

Ela diz que quem está solteira pode fazer muitas coisas que as compromissadas sempre colocam em segundo plano: “Sair mais com as amigas, conhecer pessoas, ouvir novas histórias etc. Somente não estando envolvida com alguém e escutando os dramas cotidianos dos relacionamentos alheios é que você consegue analisar as situações de maneira imparcial. É difícil colocar em prática alguns princípios quando a gente ama e faz um monte de bobagens movida por impulsividade”.

Distante das relações idealizadas e da solidão

Em vez de procurar alguém especial ou pedir para as amigas arranjarem encontros amorosos, como sempre acontece com as que estão em busca do príncipe encantado, Vivien está fugindo dessas situações. “Pretendo continuar solteira até realizar as minhas metas profissionais. Não sei quanto tempo isso vai levar, mas até evito conhecer caras que possam despertar o meu interesse”, revela.

Crises de carência não são um problema. Afinal, quando a moça evita entrar em uma relação, não quer dizer que ela vai se sentir solitária. “Sei viver muito bem sozinha. Os meus amigos suprem bem a ‘companhia para baladas’. O que eles não podem é ser amigos coloridos ou ‘com benefícios‘”, diverte-se.

Vivien ainda explica que nunca pensou como a maioria das mulheres de sua idade: entrar de véu e grinalda na igreja. “Algumas primas já me disseram que até os 24 anos é preciso estar ‘encaminhada’, em um namoro sério que vai se transformar em casamento no futuro. Mas eu já digo logo que acho tudo isso uma cafonice. Nunca tive o sonho de me casar”, confidencia.

Vivian afirma que nunca teve problemas por estar solteira. Ela prefere a ideia de ficar sozinha a passar pelo estresse que vê em algumas relações. De bem consigo mesma

Também solteira há cerca de um ano – e adorando esse estilo de vida – está Vivian Lourenço, de 28 anos. Ela garante que nunca teve problemas por não namorar, apesar de todo mundo julgá-la por conta disso e sempre tentar lhe arranjar um companheiro.

“Se tive mais de dois relacionamentos sérios, acho que foi muito. Prefiro a ideia de estar sozinha ao estresse que vejo alguns casais sofrerem. Claro que não dá para julgar todos por um modelo, mas tenho vários amigos que vivem infelizes e, por comodismo, não terminam a relação. Eu nunca quis isso para mim”, comenta.

Ela decidiu dar prioridade à carreira de jornalista. “O meu trabalho exige tempo e dedicação, mas muitos não entendem a minha escolha. Gosto do que faço e ninguém é obrigado a aceitar isso. Como quero fazer as coisas benfeitas, sei que, se não estivesse tão preocupada com o trabalho, poderia dar mais atenção para a outra pessoa, o que considero essencial em uma relação”, pondera Vivian.

Aceitação

Preconceito por ser solteira é raro em alguns grupos e real em outros. Vivian, por exemplo, é bem-aceita pelos amigos, mas não acha tão fácil ser compreendida pelos parentes.

A seguir, ela dá um exemplo de um diálogo comum em sua família:

“– Você não vai se casar nunca para me dar um bisneto?, pergunta a avó.
– Não. Vou morrer solteira. Azar o seu que nunca vai ter um bisneto, responde irritada.”

Mas Vivian pondera: “Eu sei que todos gostariam de me ver casada ou morando com alguém. Um dia, a minha mãe até me mostrou uma simpatia para arrumar namorado. Mas os meus pais são tranquilos e não fazem pressão. Acho que eles entendem um pouco as minhas escolhas”.
 -- --

Mais tempo para você

Mariana não vê problema algum em ficar sozinha por um tempo. 

Mariana Dandolini Bonassa conta que uma grande desilusão amorosa foi fundamental em sua decisão de se dedicar a si mesma. “Sempre fui sonhadora e achei que tivesse encontrado a pessoa certa, mas me decepcionei. Meu ex-namorado me traiu e me magoou muito. Depois dessa última experiência, resolvi dar um tempo para mim, repensar a minha postura diante da vida e avaliar os meus valores”, conta.

O tempo que você pode dedicar para si é uma das vantagens que fez com que Mariana decidisse se afastar do mundo dos relacionamentos. “Este é um exemplo bem clássico: se estou com vontade de comprar algo, simplesmente compro e satisfaço o meu desejo sem me preocupar com o que e como gasto o meu dinheiro. Passo horas escutando o rock que eu adoro e me divirto com isso. Sinto que tenho mais liberdade para fazer o que gosto”, revela.

Ela não quer ficar sozinha para sempre; porém, nem pensa em voltar a namorar tão cedo. “Pretendo ficar um bom tempo solteira. Não estipulei uma data para assumir um relacionamento sério, pois acho que essas coisas acontecem sem pressão. Mas quero aproveitar bastante esse momento e cuidar da minha vida. A cada dia, descubro algo novo em mim, e isso me faz muito bem”, anuncia.

A bibliotecária, de 27 anos, não vê problema em ficar sozinha. “Estou me sentindo tão confortável que não considero a solidão uma desvantagem. Encaro isso como um momento para amadurecer. Se estou nessa situação, vou fazer valer a pena e viver com plenitude”, promete.

Você também está solteira por opção? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa maneira de levar a vida.


(Reportagem original aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário